Potencializa a libido e o desejo sexual, lubrificante da região íntima, melhora a função reprodutora. Capsulas do amor
Apresentação: Yam Mexicano, Maca , Mucuma e Tribullus.
Modo de usar: Tomar 2 caps após o jantar.
Maca
Ela apresenta numerosas indicações como energético e restaurador fisico e psicológico melhora a memória e a concentração, fortalece o sistema imunológico, regula o ciclo menstrual e aumenta a fertilidade, reduz os sintomas da TPM e da menopausa, aumenta a espermatogenense e a potência sexual, usada tradicionalmente como afrodisíaco, e atua no tratamento da anemia.(2)
Nome Científico: Lepidium meyenii Walp
A maca é uma planta adaptogênica ou seja restaura o equilíbrio homeostase do corpo e pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes pois é rica em esteróis. Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também podem ser tratados com maca. A maca pó pode ser associada com outros estimulantes como a Pfaffia paniculata ou guaraná pó potencializando a ação imunoestimulante, energética e psicoestimulante deste fitoterápico. Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes.
A Maca é usada tradicionalmente como afrodisíaco, energético, atuando no tratamento da anemia, na fertilidade, na impotência sexual, na perda da memória, nos problemas de menstruação, na tuberculose e na menopausa, além da síndrome da fadiga crônica. Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes. De acordo com as vitaminas e sais minerais presentes na Maca podemos dizer:
Zinco: Atua na maturação sexual, fertilidade e reprodução, e na função fagocitária, imunitária celular e humoral.
Como deficiência de Zinco podemos citar as seguintes características:diminuição do paladar, retardo no crescimento, alopecia, hipogonadismo, hipospermia e retardamento da maturação sexual, intolerância à glicose e deficiência da imunidade.
Magnésio: Os íons magnésio atuam como coenzimas em todas as enzimas envolvidas na transferência de fosfato que utiliza ATP, das fosfatases alcalinas que hidrogenam os ésteres fosfóricos, ativando também as fosforilases, atuando, portanto, no metabolismo intermediário do fósforo e dos glicídios.
Ferro: É essencial para a formação da hemoglobina, assim como em diversos processos biológicos. A deficiência de ferro é a causa mais comum da anemia nutricional. (2)
Fósforo: Apresenta numerosas funções tais como: integrar a estrutura de ossos e dentes, participar do metabolismo de glicídios, atuar na contração muscular, é componente dos fosfolipídeos, é componente de nucleoproteínas, dente outras funções.
A deficiência de fósforo acompanha-se de grande número de manifestações tais como dores ósseas, osteomalácia, pseudofraturas, miopatias, hipoparatiroidismo, hipoglicemia, resistência à insulina, acidose metabólica, alcalose respiratória, hipocalemia, hipomagnesemia e gota.
hemorragias. Na fase de deficiência ocorre taquicardia, dispnéia e qualquer estresse grave e especialmente infecção podem precipitar os sintomas de escorbuto. Nas crianças ocorre parada da função osteoblástica e odontoblástica.
• Cálcio: É essencial para a formação dos ossos e dos dentes, tem importante participação na coagulação sangüínea, possui papel vital na contração e relaxamento muscular, processos bioquímicos e ativador de várias enzimas.
A hipocalcemia é a deficiência de cálcio e é caracterizada por sinais como a tetania, parestesias, laringoespasmos, convulsões e hipersensibilidade muscular tônico-clônica.
Indicações: e fitoterápico apresenta inúmeras indicações, como por exemplo, energético e restaurador físico e psicológico; melhora a memória e a concentração; fortalece o sistema imunológico; regula o ciclo menstrual e aumenta a fertilidade; reduz os sintomas da TPM e da menopausa; aumenta a espermatogênese e a potência sexual. A maca é uma planta adaptogênica, ou seja, restaura o equilíbrio (homeostase) do corpo e, pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis. Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também poderem ser tratados com Maca.
Precauções: aconselha-se não fazer uso deste durante a gravidez e/ou amamentação, pois não existem avaliações clínicas suficientes para considerá-lo seguro. (2)
Contra-Indicação: hipersensibilidade ao vegetal ou alguns dos componentes deste. Ela está contra-indicada para as pessoas que consomem hormônios, porque pode acrescentar o efeito hormonal ou inibi-lo. Os casos mais freqüentes são as mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou terapias de substituição. (2)
Tribulus
Nome Cientifico: Tribulus terrestris L.
Indicações
Todas as desordens do trato genito-urinário
Aumento da libido em homens e mulheres
Redução dos níveis de colesterol
Melhora do humor
Impotência
Aumento da massa muscular em atletas
Estimulação do sistema imune
Redução dos sintomas da menopausa
Estímulo da ovulação(3)
Introdução
O Tribulus terrestris é oriundo da Europa, mas atualmente habita quase todas as regiões do mundo. Floresce na primavera e verão, cresce facilmente em estradas, pastagens em todo tipo de terreno. É considerada freqüentemente como planta invasora. Não existem muitas referências sobre o uso medicinal na historia, devido à facilidade de acesso a seus espinhos e frutas se denominou Tribulus, que significa perseguido. Trata-se de uma planta herbácea caracterizada por apresentar grande quantidade de espinhos e frutos arredondados também espinhosos. Seus galhos podem alcançar um tamanho de 2 a 3 palmos. As folhas são pequenas compostas de cinco a oito pares encontrando umas com as outras. As flores são pequenas e nascem do encontro com as folhas, enquanto os frutos são secos e deprimidos ao amadurar bicornes e afiados. Em ocasiões toma um aspecto esbranquiçado devido aos pelos que pode apresentar .(3)
Descrição
O Extrato de Tribulus terrestris é obtido das frutas dessa planta, que têm como principal princípio ativo a saponina. É rico também em esteróides, flavonóides, alcalóides, ácidos de óleos insaturados, cálcio, fósforo, ferro e proteína. A fruta contém resina, tanina, açúcares redutores, nitratos, peroxidase (estável abaixo de 50°), diastase e traços de um glucosídeo. A planta contém saponinas e sapogeninas: disogenina, gitogenina, clorogenina, ruscogenina, entre outros. Grandes quantidades de potássio e nitrato estão também presentes nas frutas. (3)
O Extrato Seco do Tribulus terrestris deverá apresentar no mínimo 20%; 40% de Saponinas brutas.
Propriedades
Tribulus terrestris é um hormônio não-esteroidal que aumenta a testosterona e aumenta os níveis do hormônio luteinizante (LH). Estudos comprovam que quando administrado em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 250mg ao dia ocorre um aumento de 41% dos níveis de testosterona no decorrer de 5 dias. Além da elevação da testosterona, há um aumento da libido, freqüência e força das ereções e recuperação da atividade sexual. Reduz os níveis de colesterol e melhora do humor.
Em mulheres diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa. Possui significante atividade diurética e inibe a formação de pedras nos rins, bem como atua em casos de espermatorréia, fosfatúria, doenças genito-urinárias como disúria, gonorréia, cistite crônica, desordens urinárias, incontinência urinária, gota e também em desordens uterinas após o parto. Útil em diabetes, infecções respiratórias do trato inferior e superior e problemas cardíacos.
Também mostrou reduzir a pressão alta, como também sódio e mostrou um efeito analgésico.(3)
Recentemente foi publicada uma matéria sobre o Tribulus Terrestris que enfatiza a sua ação contra a falta de libido e a impotência. Assim, nesta matéria foi documentado que seus efeitos foram apresentados num congresso no Rio pelo ginecologista Décio Alves, coordenador do serviço de terapias naturais e acupuntura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisas americanas já comprovaram a ação da planta nos casos de impotência. Alves está testando esta espécie para tratar a falta de desejo associada à menopausa – quando o nível de hormônios se altera, diminuindo a lubrificação genital, entre outros efeitos. Aparentemente, com sucesso.
“Por meio de mecanismos complexos, o vegetal aumenta em 30% a produção de
testosterona (hormônio presente em baixas doses na mulher). Ele modifica os níveis de neurotransmissores no cérebro, estimulando o desejo e o “bem-estar”, explica Alves (Revista Isto É).(3)
Contra indicações
O uso como diurético por indivíduos hipertensos ou cardiopatas só deve ser feito sob controle médico devido à interação com cardiotônicos. Tem-se observado que os alcalóides (harmano e norharmano) exercem uma ação neurotóxica irreversível sobre animais que consomem de forma repetida. No mais, as saponinas esteroidais apresentam uma ação hemolítica, demonstrada in vivo em cordeiros.É recomendado dose baixa e tratamento descontínuo .(3)
É contraindicado o uso durante a gravidez, a lactação e pacientes com hepatopatias
Mucuna
Nome Botânico: Mucuna cochinchinensis (Lour.) A. Cheal.
A Mucuna é uma das plantas mais populares e importantes da Índia. Todas as partes desta possuem valorosas propriedades medicinais e existe uma grande demanda por esta na Índia e no mercado internacional de drogas. O pó das sementes contém altas concentrações de levodopa, um precursor direto do neurotransmissor dopamina e que vem sendo utilizado na medicina Ayurvedica Indiana para várias doenças, incluindo parkinsonismo.
Na América Central, assim como no Brasil, as sementes de Mucuna eram torradas e moídas para fazer um substituto do café, e por isso é conhecida vulgarmente como nescafé.
É reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Estimula também a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular, e o seu extrato é também conhecido por estimular o estado de alerta e melhora da coordenação.(4)
Propriedades Farmacológicas
Apresenta propriedades anti-parkinsoniana, hipoglicêmica, hipocolesterolêmica, ntioxidante, afrodisíaca, anticoagulante, antimicrobiana, vermífuga, analgésica, antiinflamatória, antipirética, diurética, anabólica, androgênica, antiespasmódica e imunomoduladora. (4)
Atividade Afrodisíaca:
A tradicional propriedade afrodisíaca desta planta foi cientificamente analisada e provada por numerosos experimentos usando sementes de Mucuna pruriens. O efeito da semente em pó da Mucuna no acasalamento, libido e potência de ratos machos normais foi investigado. Esta estimulou a função sexual, a qual foi observada por um efeito muito forte e durável na atividade sexual dos ratos. (4)
Demonstrou também, aumentar os níveis de testosterona,levando a deposição de proteínas no músculo e aumentando a massa muscular e a força(4).
Yam mexicano ext. seco 6%
Denominação botânica: Dioscorea villosa L.
Propriedades: O Yam Mexicano é um fitoterápico obtido do rizoma seco de Dioscorea villosa (Dioscoreaceae), que contém diosgenina, um fitoestrógeno precursor na biossíntese de estrógenos e de progesterona. Tem a capacidade de estimular os osteoblastos e aumentar a sensibilidade dos receptores de estrógenos.(5)
Composição: Sapogenina esteroidal (diosgenina). Alcaloides (traços), taninos, fitoesteróis, amido e mucilagens.(5)
Indicações:
• É usado na terapia de reposição hormonal no climatério;
• Dismenorreia;
• Tensão pré-menstrual;
• Distúrbios testiculares;
• Impotência;
• Hipertrofia da próstata;
• Alterações psico-sexuais;
• Coadjuvante no tratamento de dores e desconfortos causados pelos distúrbios reumatológicos;
• Uso tradicional como antiespasmódico e colagogo. (5)
Posologia / concentração: 250mg 1 a 3 vezes ao dia3.
Via de administração: Oral.
Estudos clínicos / Estudos pré-clínicos:
A eficácia terapêutica do Yam mexicano não foi ainda significativamente investigada em estudos clínicos,a evidência científica é baseada no uso tradicional e em estudos in vitro ou em animais. (5)
Mecanismo de ação: O Yam mexicano estimula a ligação de Estradiol nos receptores estrogênicos e induz a transcrição em células estrogênio-responsivas. Diosgenina não interage com receptores de estrogênio ou de progesterona, portanto não tem atividade estrogênica significativa, mas sim fraca atividade antiestrogênica e antiandrogênica. Um estudo sugere que o extrato de Yam mexicano suprime a síntese de progesterona sem ação direta nos receptores celulares. (5)
Efeitos adversos: Baixo índice de efeitos adversos. Sonolência e vertigens. Em doses elevadas, pode provocar náusea e diarreia. (5)
Contraindicações / precauções: Deve ser administrado com cautela a pacientes sob terapia de medicaçõesesteroidais. Deve ser administrado com cuidado a pacientes submetidos à TRH, que fazem uso de contraceptivos orais e com histórico de doenças trombolíticas e derrame. É contraindicado para pacientes com histórico de tumor estrógeno dependente ou câncer endometrial.(5)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de 2014
2.EMBRAFARMA.Maca informação técnica,Sào Paulo,2010, Disponível em <http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/9f61408e3afb633e50cdf1b20de6f466.pdf > Acesso em 24 de julho de 2014.
3.VIAFARMA.DOMINGOS,Tatiana,Literatura Tribulus terrestris,São Paulo,2011, Disponível em< http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/TRIBULUS%20TERRESTRIS.pdf > Acesso em 21 de julho de 2014.
4.PHARMANOSTRA.Informe técnico Mucuna,2012,Disponível em < file:///C:/Documents%20and%20Settings/DF/Meus%20documentos/Downloads/Mucuna_1.pdf >Acesso em 22 de julho de 2014.
5.FAGRON. Yam Mexicano, Disponível em <http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_7/doc_668.pdf > Acesso em 17 de agosto de 2015.