Para revelar uma pele mais luminosa, mais clara e mais uniforme. Previne a formação da melanina e as consequentes irregularidades de pigmentação da pele e atua no clareamento de hipercronias de diversas causas, como gravidez , manchas de sol, ou medicamentos.
Apresentação: Ácido kojico, Ácido ferulico, Ácido fítico, Ácido mandélico, Nicotinamida, alfa bisabolol, serum qsp essência qs.
Reação Química para Síntese da Melanina
Os despigmentantes irão interferir nesta reação para produzir a despigmentação:
O Ácido Fitico
Potente agente despigmentante(2)
INCI NAME: Phytic acid (hexafosfato de inositol)
O ácido fítico é um ácido orgânico componente natural da maioria das sementes de leguminosas e cereais. (2)
PROPRIEDADES
O Ácido Fítico tem ação inibidora sobre a tirosinase, apresentando ação despigmentante. Tem também ação anti-inflamatória, antioxidante, hidratante e agente quelante.O ácido Fítico é um bom quelante para o cálcio e acelera o transporte de oxigênio, facilitando o metabolismo celular.(2)
Acido Kójico
ÁCIDO KÓJICO
Ação Terapêutica: despigmentante.
Nome químico: 2-hydroxymethyl-5-hydroxy- g -pyrone
As hiperpigmentações são, em geral, distúrbios caracterizados pelo aumento de melanina e outros pigmentantes na pele. Os principais desencadeadores são as radiações solares, os hormônios sexuais e agentes externos, fontes de radicais livres. O Ácido Kójico é um dos despigmentantes naturais mais eficientes do mercado, por isso tem sido muito usado com excelentes resultados; tem ocupado posição de destaque entre as substãncias usadas para o clareamento de vários tipos de hipercromias cutâneas. (3)
O Ácido Kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque. A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele; o Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico. (3)
Indicações:
Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação anti-oxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. (3)
Mecanismo de ação: ácido Kójico age inibindo a formação da melanina. Ele quela os íons cobre e bloqueia a ação da tirosinase, acabando com as manchas. O efeito do Ácido Kójico ocorrerá após 2 a 4 semanas de uso contínuo. Algumas pessoas podem demorar um pouco mais, especialmente aquelas com pele oleosa ou muito espessa. Os resultados vão melhorando à medida que se continua a aplicação por até 6 meses. (3)
Vantagens: a vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico.(3)
Ácido Ferúlico
Antioxidante
Nome químico: ácido 4-hidróxi-3-metóxi-t-cinâmico
É um ácido fenólico de baixa toxicidade e possui boa absorção.
Muito utilizado em cosméticos e suplementos anti-envelhecimentos(5)
Melhora a textura e o tom da pele.Neutraliza os radicais livres (superóxido, óxido nítrico e hidroxila) que podem causar danos oxidantes as membranas celulares e DNA.
Ajuda a prevenir os danos às nossas células causados pela luz ultravioleta. A exposição à luz ultravioleta pode aumentar o potencial oxidante do ácido ferúlico.
O ácido ferúlico é um antioxidante encontrado em plantas, principalmente no farelo de arroz e de milho. Possui potencial fotoprotetor, age como uma barreira de membrana celular, minimizando a atividade de radicais livres e dos efeitos dos agentes carcinogênicos resultantes da exposição da pele à radiação UV.
Nos últimos anos o potencial fotoprotetor do ácido ferúlico tem sido amplamente estudado. Dados científicos mostram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação de eritema (vermelhidão) provocado pela exposição da pele aos raios ultravioletas B (UVB). Além disso, a ação fotoprotetora é acompanhada pela sua atividade antioxidante.
Finalidade terapêutica:
- Antioxidante;
- Coadjuvante em tratamentos de processos inflamatórios;
-Potencializa a proteção ultravioleta das vitaminas C e E (age sinergicamente com outros antioxidantes, potencializando-os ainda mais);
- Potencial de clareamento;
- Os ésteres ferúlicos possuem potencial atividade antitumoral, atuando em linhagens de células cancerosas de pulmão, cólon, mama e melanoma .(5)
Mecanismo de ação:
- Neutraliza os radicais livres (superóxido, óxido nítrico e hidroxila) que podem causar danos oxidantes as membranas celulares e DNA. (5)
- Ajuda a prevenir os danos às nossas células causados pela luz ultravioleta. A exposição à luz ultravioleta pode aumentar o potencial oxidante do ácido ferúlico. (5)
Prevenção de danos por radicais livres às membranas celulares / Proteção da pele dos efeitos de envelhecendo da luz UV:
- Radicais livres são moléculas quimicamente reativas produzidas em células como subprodutos de processos bioquímicos normais, particularmente o metabolismo de açúcares e gorduras. Uma vez produzido, os radicais livres podem danificar quase qualquer estrutura biológica que entrarem em contato. Membranas e células vizinhas contêm componentes que são propensos aos danos dos radicais livres. Nós percebemos os resultados de tal dano com o ‘envelhecimento'. (5)
Como muitas outras substâncias, o ácido ferrúlico é um antioxidante; mas é um extraordinariamente bom. É especialmente bom ao neutralizar os radicais livres conhecidos como superóxido, hidroxila e óxido nítrico. Age sinergisticamente com outros antioxidantes, propiciando potência extra aos mesmos. Além disso, pode ser ativado ainda mais através da exposição aos raios UV, sugerindo que poderia ajudar a proteger a pele dos danos solares.(5)
Ácido mandélico
O Ácido Mandélico é um dos AHA´S de maior peso molecular, favorecendo um efeito uniforme, o que também minimiza os transtornos comuns da aplicação de AHA`S sobre a pele Apresenta semelhança química com o ácido salicílico com sua ação antisséptica somada às atividades dos alfa-hidroxiacidos.Tem sido estudado exaustivamente para ser usado em tratamento de desordens da pele como fotoenvelhecimento,pigmentação e acne.(6)
Indicações
• Tratamento de acne;
• Hiperpigmentação;
• Rejuvenescimento da pele fotoenvelhecida;
• Pré e pós peeling ou cirurgia a laser;
• Tratamento de estrias.(6)
Alfa bisabolol
Alfa Bisabolol Natural
Propriedades: Alfa bisabolol natural é um álcool sesquiterpênico isolado à partir do óleo essencial de Candeia (Eremanthus erythropappus)
A eficácia do Bisabolol natural é, então, duas vezes maior do que o seu derivado sintético. Isso é demonstrado em diferentes estudos de eficácia.(4)
É utilizado em formulações tópicas por sua ação anti-iritante, espasmolítica, anti-inflamatória,cicatrizante, antibacteriana e antimicótica.(4)
Obs: não contém Farnesol e possui certificação Ecocert.(4)
Indicações:
Hidratantes faciais e corporais;
Sabonetes líquidos e emulsões de limpeza facial;
Formulações pós-peeling;
Produtos pós-barba;
Formulações pós-depilatória;
Lenços umedecidos;
Desodorantes e antiperspirantes;
Produtos de proteção solar e pós sol;
Higiene bucal (creme dental, enxaguatório);
Produtos para pele acneica;
Produtos de cuidado do bebê;
Condicionadores de cabelo;
Todos os tipos de produtos para pele sensível.(4)
Modo de Usar: Aplicar nas manchas a noite, retirar pela manhã e aplicar filtro solar de sua escolha. Uma vez por semana aplicar em todo rosto a noite, retirar pela manhã e utilizar o filtro solar.
Lembramos que o principal vilão da hipercronias (manchas) é o sol. O uso de filtros solar todos os dias e reaplica-lo sempre que necessário é imprescindível para um sucesso no tratamento. Nossas farmacêuticas sugerem ainda o uso do Biollumen -laser em creme onde vai aproveitar a radiação solar a seu favor..E o peeling em cápsulas , resultados comprovados, na melhora das hipercronias.
ATENÇÃO: Esse produto pode causar vermelhidão,irritação e posteriormente descamação!! Para amenizar esses sintomas, recomendamos não lavar o rosto em torno de 1 a 2 horas antes de aplicar o produto, pois a gordura produzida naturalmente pela pele , funciona como uma camada protetora , amenizando assim a possível irritação causada pele produto !!!!!
http://www.farmaciadoceflora.com.br/produto/0000150/BIOLUMEN--LASER-EM-CREME
http://www.farmaciadoceflora.com.br/produto/0000091/PEELING-EM-CAPSULAS
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de2014
2.VIAFARMA.SANDMANN,Priscila.ÁcidoFítico,2013,Disponível em<http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/ACIDO_FITICO.pdf> Acesso em 27 de agosto de 2013.
3.EMBRAFARMA.Acido kojico,São Paulo,2009,Disponível em<http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/d1c38a09acc34845c6be3a127a5aacaf.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2014.
4.FAGRON.Alfa bisabolol natural,Disponível em< http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_1/doc_68.pdf> acesso em 28 de julho de 2014.
5.GAMMA.Acido ferulico,Disponível em<http://www.gamma.com.br/pdf-literatura/Acido-ferulico.pdf> Acesso em 15 de agosto de 2014.
6.FAGRON.Acido Mandelico,Disponível em< http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_1/doc_63.pdf> Acesso em 28 de julho de 2014.