PQQ , Modulador Mitocondrial (Energia Mitocondrial)- A Nova Arma Contra o Envelhecimento. Previne o embranquecimenento dos fios de cabelo ,também melhora a função cognitiva (concentração, memória e desempenho do raciocínio lógico), auxilia o sistema imune, é um neuroprotetor e um cardioprotetor, um potente antioxidante 100x mais potente que a vitamina C.(5)
Apresentação: PQQ, Colina(bitartarato), Resveratrol, Coenzima Q10, excipiente qsp 30 cps.
PQQ ,
Modulador Mitocondrial (Energia Mitocondrial)- A Nova Arma Contra o Envelhecimento. Previne o embranquecimenento dos fios de cabelo ,também melhora a função cognitiva (concentração, memória e desempenho do raciocínio lógico), auxilia o sistema imune, é um neuroprotetor e um cardioprotetor, um potente antioxidante 100x mais potente que a vitamina C.(5)
Proteção celular e mitocondrial
As mitocôndrias são nossas usinas , produtoras de energia.
Um dos grandes desafios da ciência é compreender os mecanismos moleculares que ocorrem dentro das células. As mitocôndrias são estruturas localizadas no interior das células responsáveis pela produção de energia.(5)
O envelhecimento é causado pelo acumulo de lesões no genoma e pela redução de seus reparos, e esta relacionado à diminuição das funções mitocondriais, levando a produção de radicais livres.(2)
Os radicais livres do oxigênio são moléculas que apresentam elétrons desemparelhados e que são capazes de reagir com estruturas celulares.
Durante a replicação do DNA mitocondrial podem ocorrer erros no pareamento das bases nitrogenadas, esses erros junto com lesões oxidativas no DNA mitocondrial podem estar relacionados com o processo de envelhecimento celular.(2)
As mitocôndrias são as centrais energéticas das células. As células dos indivíduos jovens contêm um grande número de mitocôndrias – entre 2000 a 2500 por célula – que funcionam ao seu rendimento máximo. Nos idosos, as mitocôndrias são menos numerosas e funcionam ao ralenti, o que resulta numa perda de energia enorme, em problemas cognitivos incessantes e numa degradação celular acelerada. (3)
Pesquisadores de Harvard descobriram uma causa do envelhecimento em mamíferos que podem ser reversíveis.(2)
A essência dessa descoberta é uma série de eventos moleculares que permitem a comunicação no interior das células entre o núcleo e a mitocôndria. Como a comunicação se rompe, o envelhecimento acelera. (2,3)
A PQQ ( pirroloquinolina quinona) tem propriedades vitamínicas e antioxidantes, associadas a funções de reparação cognitiva, que lhe conferem um papel importante no controlo do processo de envelhecimento, na proteção das células nervosas e na estimulação natural dos níveis energéticos ligados à concentração e ao desempenho. Este grande déficit energético está implicado em praticamente todas as doenças degenerativas associadas ao envelhecimento. Alguns nutrientes – como a carnitina, o ácido lipóico, a carnosina, o resveratrol e a coenzima Q10 – permitem melhorar o funcionamento das mitocôndrias existentes. Mas a PQQ permite aumentar o número de mitocôndrias, ou seja, facilitar a sua biogênese ativando genes que controlam a sua reprodução, mesmo no interior das células senescentes. É isto que constitui um avanço excepcional e a esperança de erradicar finalmente um dos mecanismos principais do envelhecimento!(5)
NeoPQQ - pirroloquinolina quinona é um bionutriente essencial para o organismo, classificado como um novo membro da família da vitamina B.
NeoPQQ é um cofator capaz de proteger contra o processo de oxidação mitocondrial e estimula a produção natural de mitocôndrias.
Também melhora a função cognitiva (concentração, memória e desempenho do raciocínio lógico), auxilia o sistema imune, é um neuroprotetor e um cardioprotetor, um potente antioxidante 100x mais potente que a vitamina C.(5)
Diferenciais Exclusivos
Bionutriente essencial
100x mais potente que a vitamina C
Modula a função mitocondrial
Estimula a produção de novas mitocôndrias
Melhora a função mitocondrial
Protege o DNA da mitocôndria contra danos(5)
Propriedades:
PQQ é um importante nutriente que está diretamente ligado ao crescimento e a tolerância do organismo ao estresse. Uma quinona que reage contra espécies reativas de oxigênio (ROS) e produz produtos oxidados, os quais poderiam ser formados com a glutationa (GSH) resultando na depleção de sua forma livre.(5)
NeoPQQ é um modulador mitocondrial que melhora a sua função aumentando a longevidade e energia, também protege contra os danos causados por ROS. Além disso, protege o DNA mitocondrial de sofrer depleções e mutações que levam a problemas cardíacos e neurológicos.(5) PQQ ainda inibi a formação de fibrilas amilóide por não permitir a síntese de proteínas amilóides, proteínas envolvidas com déficit de memória e doenças neurodegenerativas.
A suplementação com PQQ fortalece o sistema imune contra escorbuto e beribéri(5).
Mecanismo de ação:
Modulação da mitocôndria
Pesquisadores demonstraram que PQQ está envolvido na modulação da mitocôndria tanto no seu funcionamento quanto na sua produção. Assim, PQQ estimula a biogênese mitocondrial através da ativação de AMPc, que se liga a proteína e ao receptor PGC-1a. A ativação de PGC-1a o sugere como um mediador do NFR-1 NFR-2 (fator de ativação de respiração nuclear).
Neuroproteção
PQQ protege as células neuronais contra danos oxidativos, assim contribui para diminuir o tamanho da lesão e aumenta a densidade dos neurônios na área afetada. Estudos recentes sugerem que o NeoPQQ protege as células contra danos secundários por estimular a síntese do fator de crescimento neural (NGF), secreção de células de Schwann (que produzem mielina que envolvem os axônios) e reduzir a expressão dos inibidores de oxido nítrico (iNOS).(5)
Cardioproteção
PQQ diminui os danos oxidativos e o potencial de despolarização da membrana mitocondrial induzida por peróxido de hidrogênio em células cardíacas, conferindo uma resistência no estresse oxidativo.(5)
Resveratrol
O Resveratrol Polygonum cuspidatum. é um antioxidante que se encontra na pele das uvas e no vinho tinto, que são particularmente ricos neste polifenol (estilbeno) cujo aparecimento se deve a necessidade das plantas combaterem a presença de certos fungos quando sujeitas a variações climáticas.
O Resveratrol regula as proteínas essenciais para sobrevivência das células, sinalizando para que acionem seus mecanismos de defesa quando necessário. Ainda não se sabe como a célula faz isso, mas especula-se que suas proteínas podem reparar danos no DNA ou interferir no processo natural da morte celular. (2,3)
Possui uma série de efeitos benéficos à saúde, tais como atividade antiviral, anticancerígeno, neuroprotetor, antienvelhecimento e efeitos anti-inflamatórios. O Resveratrol é encontrado principalmente na casca em uvas muscadine, e também nas sementes. A quantidade encontrada na casca da uva também varia de acordo com o cultivo, a sua origem geográfica, exposição e infecção fúngica. A quantidade de tempo que a fermentação de um vinho passa em contato com a casca da uva é um fator determinante para o conteúdo de Resveratrol.(6)
Propriedades
O amplo benefício do Resveratrol está sendo comprovado em diversas pesquisas no mundo, atualmente inúmeros estudos em animais e em seres humanos estão sendo realizados.
Resveratrol atua como antioxidante natural protege o organismo contra doenças. Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, abaixa a taxa de colesterol, retarda o envelhecimento e melhora gota e artrite. Seus efeitos são potencialmente iguais ou superiores ao da restrição calórica e da atividade física. Acredita-se que o mesmo estimula as sirtuínas (enzimas reguladoras dos mecanismos de longevidade), que diminuem a ação de vários genes, o que contribui para evitar doenças. Além de ativar a produção de mitocôndrias (geradoras de energia), que aumentam a resistência física. (6)
1- Johan Auwerx (no Instituto de Genética e Biologia Molecular e Celular, em Illkirch, França) e co-autores publicaram um artigo online na revista Cell, em novembro de 2006. Ratos tratados com o Resveratrol, durante 15 semanas apresentaram melhor resistência na esteira do que os ratos de controle. O estudo confirmou a hipótese de Sinclair, que os efeitos do Resveratrol, são efetivos para a ativação de SIRT1.(6)
Indicações
Resveratrol atua como antioxidante natural protege o organismo contra doenças. É indicado como um preventivo contra doenças coronárias, arterioesclerose, diminui a taxa de colesterol, melhora a gota e a artrite. (6)
Efeitos Adversos
Prurido, urticária, inchaço no rosto e mãos, inchaço ou formigamento na boca ou garganta, opressão torácica e dificuldade respiratória. (6)
Precauções
Suplementos com Resveratrol não devem ser administrados a mulheres grávidas ou em fase de lactação, pois ainda não foi estabelecida essa segurança.
Mulheres com histórico de câncer induzido por estrógenos, tal como câncer de mama, de ovário ou de útero, devem evitar o consumo de Resveratrol, pois este apresenta estrutura química similar ao estrógeno sintético Dietil-betaestradiol sugerindo que o Resveratrol possa agir como agonista estrogênico. (6)
Interações: Pode aumentar o risco de hemorragia quando administrado com varfarina,dipiridamol, AINES e aspirina. (6)
Coenzima Q10 (Ubiquinone)
Coenzima Q-10 apresenta uma poderosa ação antioxidante. É uma substância química natural, produzida pelo organismo, mas tem sua produção reduzida após os 30 anos de idade, quando o nutriente torna-se essencial. É encontrada também por meios dietéticos (na carne de vaca, sardinha, espinafre e no amendoim).(7)
PROPRIEDADES
A Coenzima Q10 é um nutriente ou agente terapêutico perfeito, devido à sua baixa toxicidade e por não provocar perturbações maiores no metabolismo da Coenzima Q10 endógena. Apresenta efeitos extraordinários sobre o resultado do tratamento de uma série de graves condições mórbidas.(7)
Além de ser um componente essencial da cadeia respiratória da mitocôndria, que na célula desempenha um importante papel na produção de ATP, é a principal fonte de energia celular. Pode ser considerado um nutriente de grande valia para pacientes com grave insuficiência, ajudando-os em seu estado geral. A Coenzima Q10 é necessária para o uso eficiente de oxigênio, controla o fluxo de oxigênio intracelular, diminui a hipóxia e o impacto da isquemia sobre o coração em condições de aporte insuficiente de oxigênio.(7)
Também desempenha um papel antioxidante inespecífico na célula e pode diminuir o dano potencial de radicais livres, resultantes da peroxidação de ácidos graxos insaturados na célula. Tais propriedades biológicas se refletem em ganhos nutricionais e benefícios para as condições gerais de saúde.(7)
A Coenzima Q10 melhora a produção de energia e a desempenho físico em atletas, particularmente os de faixa etária mais avançada. Melhora a função cardiovascular, regenerando tecidos lesados, e promove a melhora de distúrbios do sistema cardiovascular como a hipertensão arterial. Previne e cura doenças periodontais.(7)
Estimula o sistema imunológico enfraquecido ou comprometido, melhorando não somente produção de anticorpos e de linfócitos T, mas também como aumentando a atividade fagocitária, incrementando o fluxo energético intracelular. Neutraliza os radicais livres que são importantes do sistema de defesa antioxidante da célula. (7)
Acredita-se que o dano oxidativo causado pelos radicais livres contribua não apenas para o processo de envelhecimento, mas para a patogênese de muitas doenças cardiovasculares, neoplasias, artrites e vários distúrbios auto-imunes.
A Coenzima Q10 apresenta propriedade antienvelhecimento por possuir capacidade de melhorar o estado de energia das células e aumentar a eficiência da utilização do oxigênio.(7)
INDICAÇÕES
Melhorar o funcionamento cardíaco.
Evitar e tratar as cardiopatias.
Fortalecer o sistema imunológico e combate ao estresse.
Evitar doenças degenerativas do cérebro, como mal de Alzheimer e de Lou Gehrig.(7)
CONTRA INDICAÇÃO
Pacientes portadores de deficiência renal grave.
Pode ocorrer palpitação e sudorese.(7)
Bitartarato de Colina:É um precursor de acetilcolina usado em distúrbios de memória e no tratamento da doença de Alzheimer . A Acetilcolina é um neurotransmissor fundamental produzido pelo cérebro humano, porém em pequenas quantidades.(4)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de2014
2. HARVARD,CAMERON,David,Um novo e reversível causa do envelhecimento, 2013,Disponível< http://hms.harvard.edu/news/genetics/new-reversible-cause-aging-12-19-13?utm_source=SilverpopMailing&utm_medium=email&utm_campaign=12.20.daily+%281%29 > Acesso em 18 de julho de 2014.
3. HARVARD,CAMERON David,New Study Validates Longevity Pathway, 2013,Disponível< http://hms.harvard.edu/news/new-study-validates-longevity-pathway-3-7-13 >Acesso em 18 de julho de 2014.
4.EMBRAFARMA,Bitartarato de Colina, 2010,Diponível< http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/38db3aed920cf82ab059bfccbd02be6a.pdf>Acesso em 18 de julho de 2014.
5.IDEAlpharma,NeoPqq,Disponível< file:///C:/Documents%20and%20Settings/DF/Meus%20documentos/Downloads/files-PQQ.pdf> Acesso em 14 de julho de 2014.
6.VIAFARMA,COSATA Lais,Resveratrol, 2010,Disponível<http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/RESVERATROL.pdf> Acesso em 18 de julho de 2014.
7 .VIAFARMA,SANDAMANN Priscila ,Coenzima Q10 Informe Técnico, 2013,Disponível < http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/COENZIMA-Q-10.pdf>Acesso em 18 de julho de 2014.