Apresentação: MoriKol® 500mg ,excipiente qsp para Cps gelatinosa dura.
Modo de usar :Tomar 1 dose(2cps ) 1 a 2x ao dia .
Atenção!!! Por motivos técnicos a dose foi dividida tomar 2cps ao invés de uma . Por tanto o numero total de cps será dobrado .
MoriKol® é composto por tripeptídeos bioativos de colágeno marinho de baixo peso molecular, sendo altamente biodisponível e hidrossolúvel.
MoriKol® é o único colágeno marinho padronizado em no mínimo 15% de tripeptídeos altamente biodisponíveis e com baixíssimo peso molecular em torno de apenas 280Da, enquanto o peso molecular médio de MoriKol® é em torno de apenas 1500Da.
Os tripeptídeos bioativos de MoriKol® são formados por uma sequência de Gly-X-Y, onde X e Y são amino ácidos construtores de colágeno como hidroxiprolina, prolina ou alanina, sendo eles resistentes à digestão, possibilitando que eles se movam passivamente pela membrana intestinal através de um receptor VIP, alcançando a circulação sistêmica e sendo encontrado no plasma em sua forma integra, podendo incorporar tecidos lesionados ou bioestimular indiretamente o seu reparo.
O processo patenteado e de alta performance para obtenção de MoriKol® é realizado através da utilização de enzimas específicas e da hidrólise enzimática sequenciada, que por sua vez cliva pontos específicos da molécula do colágeno, gerando combinações de peptídeos e tripeptídeos com atividades biológicas diferenciadas. Além disso, MoriKol® apresenta em sua composição concentrações padronizadas da sequência integral colágena de Glicina, Prolina e Hidroxiprolina (G-P-H), sendo este um diferencial único de MoriKol® uma vez que nenhum outro colágeno comercializado atualmente possui estas especificidades em sua composição.(2)
O processo biotecnológico e patenteado de obtenção de tripeptídeos bioativos de colágeno marinho de baixo peso molecular.
MoriKol® é obtido a partir do cultivo sustentável em piscicultura de peixes de águas mornas, este tipo de cultivo é conhecido por fornecer colágenos com pesos moleculares muito menores em comparação com as fontes suína e bovina, porém, mesmo entre os colágenos de origem marinha, acredita-se que o cultivo em águas quentes (mornas) tenha melhor biocompatibilidade do que as espécies de águas frias, como salmão e bacalhau.
Colágenos obtidos através do cultivo de peixes de águas quentes apresentam níveis mais elevados dos aminoácidos prolina e hidroxiprolina os dois blocos de construção essenciais do colágeno.
O método de cultivo controlado e sustentável de MoriKol® produz um produto consistente e que obedece a rigorosos padrões de criação, cultivo e processamento. A alta pureza do MoriKol® é apoiada através da checagem de mais de 40 testes específicos para o cultivo de peixes, incluindo aqueles para antibióticos, dioxinas, PCBs e hormônios. A qualidade de MoriKol® atende às rigorosas especificações do Prop-65.
É clinicamente comprovado que, devido sua altíssima biodisponibilidade, a dose diária recomendada de MoriKol® para fins de cuidados com a pele é de apenas 500mg, duas vezes ao dia, possibilitando sua apresentação em cápsulas, aumentando a adesão do paciente ao tratamento por se tratar de uma forma farmacêutica de fácil ingestão e transporte.(2)
Mecanismo Triplo de Ação comprovado
• Estímulo direto de fibroblastos: estímulo da biossíntese de colágeno.
• Construção à partir de aminoácidos livres: síntese de colágeno
• Proteção através da inibição de MMPs (enzimas que degradam as estruturas colágenas):
Ação preventiva.
Os tripeptídeos bioativos de colágeno marinho têm seu próprio transportador VIP, que permite sua absorção pelas células intestinais sem a necessidade de digeri-los em aminoácidos individuais.
Quando absorvidos no plasma, o nosso organismo reconhece a estrutura tripeptídica como sendo parte integrante da molécula de colágeno tipo I e dessa forma, dão sequência a síntese da molécula de colágeno.
Quando os tripeptídeos de glicina-prolina-hidroxiprolina por exemplo, são marcados com hidrogênio radioativo e comparado ao aminoácido prolina isolado, também marcado de forma semelhante e administrado por via oral em ratos, podemos observar que a concentração e a taxa de absorção no plasma é bastante semelhante e real a quantidade é muito superior para o tripeptídeo de colágeno marinho.
Além de ser altamente biodisponível e encontrado em altas concentrações plasmáticas após a sua ingestão, MoriKol® possui a capacidade de prevenir danos cutâneos causados pela exposição à radiação UVB.(2)
A exposição a UVB aumenta a liberação de MMPs (enzimas de degradação), especificamente as MMPs 1, 3 e 9 que penetram nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras colágenas.
Foi demonstrado através de estudos que os tripeptídeos de colágeno marinho (MoriKol®) protegem as fibras de colágeno, minimizando a liberação de MMPs.
MoriKol® possui estudos científicos que garantem a eficácia de sua baixa dose recomendada, devido à sua alta biodisponibilidade, ao baixo peso molecular e à concentração de tripeptídeos presentes em sua composição.(2)
Estudos comprovam
Ingestão oral de peptídeo de colágeno de baixo peso molecular (MoriKol®) melhora a hidratação, elasticidade e enrugamento na
pele humana: um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. (Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide
(MoriKol®) Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study).Neste estudo, os autores utilizaram peptídeos de colágeno de baixo peso molecular derivado do colágeno hidrolisado tipo I (MoriKol®). O objetivo era avaliar seu efeito na hidratação, no enrugamento e na elasticidade da pele.
Método: 70 voluntárias do sexo feminino, entre 40 a 60 anos de idade e diagnosticadas por um dermatologista com rugas ao redor dos olhos e com fotodano na pele, foram recrutadas para este estudo. Foram separadas em dois grupos, um de teste (denominado de LMWCP) e outro placebo.
O grupo LMWCP, ingeriu 1g ao dia de peptídeo de colágeno hidrolisado de baixo peso molecular (MoriKol®), por 12 semanas.(2)
Resultados:
Efeito do peptídeo de colágeno de baixo peso molecular (MoriKol®) na hidratação da pele:
Efeito do peptídeo de colágeno de baixo peso molecular (Morikol®) na elasticidade da pele.
Efeito do peptídeo de colágeno de baixo peso molecular (Morikol®) no enrugamento da pele(2)
Conclusão: o uso oral dos peptídeos de colágeno de baixo peso molecular (MoriKol®) é seguro e apresentou eficácia na hidratação, elasticidade e na diminuição de rugas. Os benefícios demonstrados neste estudo indicam que os peptídeos de colágeno de baixo peso molecular ingeridos oralmente sejam eficientemente absorvidos e biologicamente ativos.(2)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em Acesso em 15 de julho de 2014 .
2. https://www.vpkfarma.com.br/