Atenção !!!! O acido glicólico porde causar irritações na pele, vermelhidão entre outros efeitos.Caso ocorra descontinue o uso. E se os sintomas persistirem procure um médico.
Apresentação:Acido Glicolico, Acido kojico , Acido Tranexamico , Alfa arbutin , Nano partículas de ouro e gel base
Modo de usar: Aplicar no rosto a noite e deixara agir por no mínimo 20 min. Podendo se estender pela noite toda, desde que não apresente nenhuma irritação na pele.
ÁCIDO GLICOLICO
Ação
Antienvelhecimento.
Indicação
Hidratante, esfoliante ou queratolítico, antiacneico, rejuvenescedor (dependendo da concentração de uso). (3)
Posologia
De 1 a 10% em cremes e loções e de 20 a 70% para peelings (apenas em consultório médico).
Mecanismo de ação
O Ácido Glicólico quando aplicado sobre a pele provoca vasodilatação, diminui a espessura e a compactação do extrato córneo, acelera o turnover da epiderme e estimula a síntese de colágeno. Também diminui a adesão entre os corneócitos, melhorando a absorção de outras substâncias associadas.(3)
Efeitos colaterais
Embora o Ácido Glicólico seja um produto seguro em comparação aos outros usados em peelings, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis, como eritema persistente, hiperpigmentação, aumento da pré disposição ao herpes simples e, eventualmente, deixar cicatrizes hipertróficas.(3)
ÁCIDO KÓJICO
Ação Terapêutica: despigmentante.
Nome químico: 2-hydroxymethyl-5-hydroxy- g -pyrone
As hiperpigmentações são, em geral, distúrbios caracterizados pelo aumento de melanina e outros pigmentantes na pele. Os principais desencadeadores são as radiações solares, os hormônios sexuais e agentes externos, fontes de radicais livres. O Ácido Kójico é um dos despigmentantes naturais mais eficientes do mercado, por isso tem sido muito usado com excelentes resultados; tem ocupado posição de destaque entre as substãncias usadas para o clareamento de vários tipos de hipercromias cutâneas. (2)
O Ácido Kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque. A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele; o Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico. (2)
Indicações: Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação anti-oxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. (2)
Mecanismo de ação: ácido Kójico age inibindo a formação da melanina. Ele quela os íons cobre e bloqueia a ação da tirosinase, acabando com as manchas. O efeito do Ácido Kójico ocorrerá após 2 a 4 semanas de uso contínuo. Algumas pessoas podem demorar um pouco mais, especialmente aquelas com pele oleosa ou muito espessa. Os resultados vão melhorando à medida que se continua a aplicação por até 6 meses. (2)
Vantagens: a vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico.(2)
Acido tranexâmico
Pode ser aplicado durante o dia.(4)
Clareador não agressivo, que pode ser utilizado durante o verão(4)
É amplamente utilizado topicamente no tratamento de hipercromias por sua ação inibidora da síntese de melanina, através da redução da atividade da tirosinase e possivelmente pela interferência com a interação dos melanócitos e queratinócitos através da inibição do sistema plasmina-plasminogênio. Tem também a capacidade de quelar o ferro existente na hemossiderina, sendo por isso usado também nas hipercromias não melanodérmicas, como no clareamento de olheiras.(4)
Indicações
Tratamento e profilaxia de hemorragia associada a fibrinólise excessiva;
Profilaxia de angioedema hereditário;
Redução de sangramento durante cirurgias;
Tratamento de hipercromias;
Tratamento de olheiras.(4)
Clareador não agressivo, que pode ser utilizado durante o verão(2)
Propriedades
Clareamento das manchas hipercrômicas;
Inibição da síntese de melanina;
Promove quelação de ferro;
Pode ser aplicado durante o dia.(4)
Clareamento das olheiras;
Promove quelação de ferro;
Redução das bolsas.(4)
Estudos clínicos
Em outro estudo foram avaliadas a segurança e eficácia do uso de ácido tranexâmico no tratamento de melasma, comparando a utilização de microinjeção com a aplicação tópica. 18 mulheres portadoras de melasma foram divididas em 2 grupos, onde o grupo A recebeu aplicação tópica de ácido tranexâmico a 3% duas vezes ao dia. O grupo B recebeu injeções intradérmicas de ácido tranexâmico (4mg/ml) semanais. A avaliação mostrou melhora significativa em ambos os grupos. O estudo concluiu que embora a avaliação clínica tenha demonstrado superioridade do tratamento injetável, ambos revelaram-se significativamente eficazes.(4)
ALFA ARBUTIN
Clareador Seguro e Eficaz(5)
DESCRIÇÃO
Alfa-Arbutin é um ingrediente ativo puro, biossintético. Um despigmentante com um grande diferencial que clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele.(5)
PROPRIEDADES
Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina, a DOPA.(5)
Estruturalmente o Alfa-Arbutin é um alfa-glucosídeo, a ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior que a forma beta no Beta-Arbutin. Isto leva a um ativo clareador da pele que atua de forma mais rápida e eficaz que os componentes únicos existentes, minimizando as manchas já existentes e reduzindo o grau de bronzeamento da pele após exposição UV.(5)
ESTUDOS
Eficácia
Inibição da Tirosinase - Alfa-Arbutin exibe uma impressionante inibição da tirosinase em células lesadas comparadas ao Beta-Arbutin.(5)
Estudos de clareamento da pele in vivo em curto prazo
Um estudo em 80 mulheres de descendência chinesa demonstrou que uma emulsão contendo 1% de Alfa-Arbutin resultou em um efeito clareador mais rápido e pronunciado da pele depois de um mês quando comparado a outros componentes comumente usados sozinhos a uma concentração de 1%.(5)
Conclusão
Alfa-Arbutin atua de forma mais eficiente, segura e rápida que os componentes comumente
utilizados.(5)
Não é indicado para mulheres grávidas ou lactante.(5)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de2014
2.EMBRAFARMA.Acido kojico,São Paulo,2009,Disponível em<http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/d1c38a09acc34845c6be3a127a5aacaf.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2014.
3.FAGRON.äcido glicólico 70%, Disponível em<http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_9/doc_900.pdf >Acesso em 28 de agosto de 2014
4.FAGRON.Acido tranexâmico.São Paulo,Disponível em <http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_10/doc_941.pdf > Acesso em 02 de julho de 2014.
5.BAROBOSA, Gabriela;FRANÇA,Camila.Informações Técnicas Via Farma ,Alfa arbutim clareador seguro e eficaz. 22/07/2014, Disponível em < http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/07/ALFA-ARBUTIN.pdf > Acesso em 31 de janeiro de 2017