Apresentação: Loção capilar a base de Minoxidil 5% e Estradiol 0,025%, Loção Hidroalcoolica qsp 100ml , frasco aplicador .
Modo de usar: Borrifar quantidade sufuciente no couro cabeludo e massagear. Usar preferencialmente 2x ao dia, para um melhor resultado.
17-ALFAESTRADIOL
ANTI ALOPÉCIA
O 17 a-estradiol [(estra-1,35[10-trieno-3,17adiol;trans-estradiol) corresponde ao estéreoisômero do hormônio sexual feminino 17ß-estradiol ([17ß]-(estra-1,3,5 [10]-trieno-3,17-diol; cis-estradiol), cuja principal característica é a ausência de atividade hormonal estrogênica.O 17-alfaestradiol é 25 vezes menos potente do que o seu epímero 17-beta-estradiol. Ao contrário do 17-beta-estradiol, o alfaestradiol apresenta baixa afinidade com os receptores de estrógeno (0,8%). O alfaestradiol acelera a atividade proliferativa das células matrizes capilares humanas in vitro. Além disso, antagoniza o efeito inibitório da testosterona e diidrotestosterona sobre os folículos capilares anágenos humanos in vitro.
O mecanismo de ação se dá, provavelmente, através da inibição da testosterona 5-alfa-redutase na pele.(2)
Indicações
Hirsutismo.
AGA – Alopécia androgênica ( para homens e mulheres).(2)
Recomendação de uso
O 17-alfaestradiol é indicado de 0,02% a 0,1% em soluções e loções capilares.Aplicar no couro cabeludo 1 vez por dia, de preferência à noite com os cabelos secos. É indicado massagear o local com a ponta dos dedos. É de uso contínuo e a ação normalmente aparece após 30 dias de aplicação. A continuação do tratamento por mais de 1 ano deve ser supervisionada pelo médico.(2)
Aplicações
Exclusivamente para uso tópico no couro cabeludo. Não deve ser aplicado nos olhos e mucosas.(2)
Mecanismo de ação
O mecanismo de ação de 17- alfaestradiol se dá, provavelmente, através da inibição da testosterona 5-alfa-redutase na pele.
O 17- alfaestradiol in vitro reduz a transformação de testosterona para Di-Hidrotestosterona(DHT) e aumenta a conversão de testosterona em outros esteróides, como androstenediona e estrona, menos ativos na Alopécia androgenética (AAG). (2)
Comprovação de eficácia
Um estudo duplo cego com controle placebo avaliou a eficácia de 17- alfaestradiol à 0,025% em uso tópico durante 6 meses em homens e mulheres com Alopécia androgenética. Foi registrada redução significativa da fase telógena e aumento da fase anágena nos folículos capilares.(2)
Associações Sugeridas
Pode ser associado a outros fármacos estimulantes capilares como minoxidil, vitaminas do complexo B, corticóides ou outros agentes antiandrogênicos como progesterona, e etc.
Reações adversas As reações adversas não se dão pelo ativo, mas pela base que geralmente tem natureza alcoólica, e pode causar reações locais passageiras, tais como queimação, coceira ou avermelhamento do couro cabeludo após a aplicação do produto.
Restrições de uso Não foram realizados estudos em pacientes com menos de 18 anos de idade. Não é indicado para gestantes. Para homens deve ter acompanhamento médico.(2)
A Loção Capilar com Minoxidil é utilizada para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície.
Tratamento para queda de cabelos em homens e mulheres.Utilizado topicamente, estimula a microcirculação em torno do folículo piloso e promove o crescimento capilar,o efeito antialopécico é explicado pelo maior fluxo vascular cutâneo. ( viafarma).
MINOXIDIL SULFATO
Indicações:De forma tópica, em alopecia androgênica ou outras formas de alopecia. (3)
O efeito antialopécico é explicado pelo maior fluxo vascular cutâneo. (3)
Dose Usual / Posologia:Aplicar 2 vezes ao dia na área alopécica, friccionando com suavidade. O tratamento dura 90 dias. (3)
Seu uso tópico é indicado para o tratamento da alopecia areata, em cremes e loções a 2 ou 3% e da calvície, em loções alcoólicas a 1 ou 2%, isoladamente ou em associação a outros princípios ativos. O uso de concentrações maiores, até 5%, tem sido possível usando-se o sulfato de minoxidil, por sua solubilidade, sendo as concentrações expressas na forma da base. Como o pico de atividade do minoxidil mantém-se por cerca de 1 hora, recomenda-se fazer várias aplicações ao dia, com a finalidade de melhorar a resposta terapêutica. O uso de curativos em alopecia areata pode aumentar a sua absorção e, consequentemente, a sua eficácia.(3)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de2014
2.PHARMANOSTRA.17-ALFAESTRADIOL,07/10/2015, Sao Paulo, Dispon'ievel em < acesse>Acesso em 20 de junho de 2017.
3.FAGRON.Minoxidil sulfato, 2007, São Paulo,Disponível em<http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_6/doc_526.pdf> Acesso em 03 de setembro de 2014.
4.VIAFARMA.Minoxidil,Disponível em<.http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/MINOXIDIL%20SULFATO.pdf> Acesso em 02 de setembro de 2014.