Apresentação: Fenilalanina, sinefrina(citrus aurantium padronizado em 30% de sinefrina). 60cps
Modo de usar: omar 1 cps as 10 e as 16h.
Fenilalania
(Fenilalanina é um dos poucos aminoácidos que podem ser utilizados em sua forma D-). Investigadores acreditam que a D-fenilalanina (DPA) inibe a ação de uma enzima que decompõe endorfinas e encefalinas. Estas são proteínas que se vinculam a locais receptores de opióides no cérebro influenciando a percepção do desconforto secundário associado a processos fisiológicos normais. Obstruindo a ação desta enzima, o DPA pode ampliar a vida de endorfinas e encefalinas e sua influência positiva nos níveis de conforto. A L-fenilalanina é o precursor de dois neurotransmissores que ajudam a apoiar um estado de alerta.(2)
Indicações:
É um aminoácido essencial, usado como suplemento dietético e também para aumentar a produção de neurotransmissores, no tratamento da depressão, e para melhorar a memória (3)
A fenilalanina é um aminoácido que atua à nível do cérebro inibindo o centro da fome. Além de ajudar a emagrecer a fenilalanina melhora o humor, a disposição, a memória e a capacidade de aprendizado, e ainda diminui as dores.
A fenilalanina emagrece pode ainda tirar o desejo de comer doces e inibir a absorção de gorduras.
Devido à sua capacidade de controlar o apetite , L- Fenilalanina tem sido demonstrado em estudos clínicos para ajudar a reduzir o peso, queima de gordura e manutenção muscular quando combinado com níveis moderados a luz de exercício , como caminhar. Como um aminoácido essencial que não pode ser produzida pelo organismo , a suplementação de L- fenilalanina pode ser necessário para bom funcionamento do cérebro e sentimentos gerais de bem-estar. (4)
Função
A funções reais de L- fenilalanina no organismo humano são inúmeras. O corpo converte L - fenilalanina em tirosina , que é um aminoácido essencial, necessária para a síntese de proteínas , a função da tiróide , bem como a criação de produtos químicos do cérebro , tais como a dopamina e norepinefrina . Considerações A Universidade de Maryland Medical Center lista vários sintomas de deficiência de fenilalanina , incluindo " confusão, falta de energia, depressão, diminuição da atenção, diminuição da memória e diminuição do apetite. "(4)
Segurança
A segurança da utilização de L - fenilalanina , a longo prazo, é desconhecido . Ele não pode ser tomada por pessoas com doenças metabólicas raras como fenilcetonúria ( PKU ) . Combinando L- fenilalanina com drogas anti- psicóticas podem produzir efeitos colaterais a longo prazo também. Uso por crianças, mulheres grávidas ou pessoas com diversas doenças metabólicas não é recomendado porque as orientações de dosagem segura ainda não foram estabelecidas com qualquer consenso real . (4)
Contra Indicação:
Indivíduos portadores de doenças cardíacas, diabetes ,mulheres grávidas ou que amamentam e indivíduos com hipertensão e obviamente os fenilcetonúricos, não devem tomar nenhum suplemento alimentar à base de fenilalanina por lhes ser prejudicial à saúde.
Citrus aurantium
Citrus aurantium causa aumento da taxa metabólica que acelera a remoção de depósitos de gordura do corpo. Também aumenta a disponibilidade de gorduras para oxidação (respiração celular) sendo assim aumenta a quantidade de energia no organismo e aumenta a performance física.(PharmaNostra)
Precauções: Citrus aurantium não deve ser tomado por portadores de pressão alta ou que tenham arritmias cardíacas, gestantes ou lactantes.
Advantra Z
Nome Botânico:Citrus aurantium
Extrato seco do fruto imaturo com no mínimo 6% de sinefrina.Propriedades: É usado por suas propriedades termogênicas no tratamento coadjuvante da obesidade, como suplemento dietético, isoladamente ou em associação a outros ativos como a cafeína ou guaraná.(2)
Indicações:
• Promove a perda de peso;
• Ansiolítico natural;
• Sedativo leve;
• Gasto calórico;
• Aumento do nível energético;
• Aumento da lipólise.(2)
Mecanismo de ação: A sinefrina possui atividade especifica sob receptores ß 3-adrenérgico exercendo menores efeitos sobre o SNC e sistema cardiovascular do que a efedrina. (2)
Efeitos adversos: Através da estimulação central, a ação dos agentes simpatomiméticos como a sinefrina, inclui o aumento do débito cardíaco, e seu uso indiscriminado e sem o conhecimento médico pode levar ao desenvolvimento de efeitos adversos graves e ainda a associação com outros estimulantes pode agravar ainda mais o risco de cardiotoxicidade da sinefrina.(2)
Contraindicações / precauções: É contra indicado para gestantes e lactantes.(2)
O efeito emagrecedor da sinefrina é atribuído ao aumento da lipólise através da promoção da termogênese e às suas propriedades estimulantes (agonismo adrenérgico). (5)
O interesse por produtos contendo sinefria deve-se a sua similaridade estrutural química com a efedrina, por possivelmente apresentar os mesmos efeitos. (5)
A sinefria como adjuvante na perda de pesa. A sinefria possui atividade especifica sob receptores ß3-adrenérgico exercendo menores efeitos sobre o SNC e sistema cardiovascular do que a efedrina. Devido a sua similaridade estrutural com a efedrina, os produtos que contêm essa substância podem causar os mesmos efeitos adversos, assim devem ser submetidos às mesmas medidas restritivas. (5)
Devido aos elevados efeitos adversos o consumo do extrato de C. aurantinum vem causando preocupação, principalmente no que diz respeito ao aumento da pressão arterial, causando alterações no sistema cardiovascular. A literatura também alerta para o perigo do uso deste produto por pacientes com distúrbios alimentares, pois estes podem mascarar sinais de hipotensão e bradicardia. (5)
A sinefria é uma amina adrenérgica, de ação indireta que potencializa a liberação de noradrenalina. Tem ação moderada sob os receptores adrenérgicos, e sendo mais potente sob os receptores a-1 do que a-2 atuam também sob s receptores ß-3. Tem ação parcial sobre a lipólise em adipócitos de mamíferos, incluindo o homem, e a oxidação da gordura se da através da termogênese. Assim como em produtos contendo efedrina. (5)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de 2014
2.FAGRON.L-Fenilalanina,Disponível em< http://www.fagron.com.br/produtos/Detalhes?Codigo=30175&Nome=L-FENILALANINA > Acesso em 05 de agosto de 2014.
3.FAGRON.L-fenilalanina,Sào Paulo,2007, DIsponível em < http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_5/doc_478.pdf > Acesso em 05 de agosto de2014.
4.HEALTHY.Fenilalanina a perda de peso,Disponível emhttp://pt.265health.com/diet-nutrition/weight-loss/1009108680.html#.U-Ej6-NdUgk > Acesso em 05 de agosto de 2014.
5.JORGE,F.C.;CORREA,G.M.;ET ALL.sinefrina obtida de produtos naturais: Benefícios na perda de peso versus potencial cardiotóxico. Disponível em<