Apresentação : Carnosina 300mg, excipiente qsp Capsula Gelatinosa dura.
Modo de usar :Tomar 2cps (1 dose ) ao dia. .
Atenção !!! Por motivos técnicos a dose foi dividida.
A Carnosina (beta -alanil- L - histidina) é um dipeptídeo do aminoácidos betalanina e histidina.
É altamente concentrada nos tecidos do músculo e cérebro.Carnosina e carnitina foram descobertos pelo químico russo Vladimir Gulevich.Pesquisadores na Grã-Bretanha, Coreia do Sul, Rússia, e outros países demonstraram que a carnosina tem um número de propriedades antioxidantes quepodem ser bené?cas.
Tem sido demonstrado que a carnosina é e?caz sequestrantes de espécies reativas de oxigénio como aldeídos alfa-beta insaturado,formado por peroxidação de ácidos graxos de membranas celulares durante ostress oxidativo.Tal como a carnitina, a carnosina consiste na palavra raiz “Carn”, ou seja, carne,referindo-se a sua prevalência em proteína animal.Carnosina pode quelar ions de metal bivalente.
A carnosina também é considerada como um geroprotetor.Produtos que contenham carnosina também são utilizados em preparaçõestópicas para reduzir rugas da pele.A degradação das proteínas é um dos principais mecanismos do envelhecimento. As proteínas são essenciais para o funcionamento do organismo; contudo, são destruídas quer pela oxidação (radicais livres) quer pela glicação (reação com as moléculas de açúcar).
O envelhecimento da pele é o sinal mais visível da degradação proteica, manifestando-se por rugas, perda de elasticidade e menor capacidade de cicatrização.Contudo, a pele re?ete alterações que afetam todo o organismo e dizem também respeito aos músculos, aos vasos sanguíneos, aos olhos, ao cérebro e a muitos outros órgãos. Quando demasiadas proteínas deixam de ser funcionais, o corpo torna-se o alvo das doenças degenerativas e envelhece prematuramente.Os estudos mostram que o aminoácido carnosina é o antioxidante mais e?caz contra o radical hidroxil (inimigo número um das proteínas) e o mais potente inibidor conhecido do processo de glicação que carameliza as nossas proteínas por «ligações cruzadas».
Os estudos mostram igualmente que, aos 70 anos de idade, a taxa de carnosina nos músculos diminui mais de 63%, o que poderia explicar uma parte da fusão muscular associada ao envelhecimento. A redução da presença de carnosina no organismo, associada a um stress oxidativo crescente e a hábitos alimentares que privilegiam os glúcidos, tornam desejável ou mesmo indispensável a toma de suplementos.(2)
Indicação como suplementação
• Antioxidante,• Antienvelhecimento• Estimulante da performance atlética.(2)
Estudos:
O estudo do teste do professor Wang et al. chamado “O uso de carnosina como uma droga natural anti-senescência para os seres humanos” foi levada a cabo em 96 pacientes com cataratas de vários graus de gravidade, que mostraram uma taxa de sucesso de 80% em catarata senil avançada, e 100% em pacientes com cataratas ligeira a moderada durante o período de avaliação de 6 mese.(2)
Aplicações
Suplemento nutricional antioxidante;
Déficit de memória;
Autismo (terapia adjuvante);
Doença de Alzheimer;
Doença de Parkinson;
Doença Cardiovascular;
Impotência.(2)
Contra indicação Grávidas, crianças e lactantes.(2)
Observação Insumo higroscópico, armazenar em recipiente hermético e com adição de sílica.
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em Acesso em 15 de julho de 2014 .
2. http://www.purifarma.com.br/