CAPPUCCINO QUE EMAGRECE
Apresentação: 5-HTP, Cacau orgânico, Cha branco, Cafe Verde, Fenilalanina, Canela, Base sabor capuccino.
Modo de usar: Dissolver 2 medidas em 1 xícara de água fervente . Usar até 2x ao dia.
5-HTP que é um suplemento dietético com ação antidepressiva, ansiolítica, supressora de apetite e auxiliar no sono.(fragon)
5-hidroxitriptofano
Aminoácido natural produzido a partir do triptofano-L.
Obtido a partir de sementes de Griffonia simplicifolia, uma planta africana. Contém no mínimo 99 % de 5-HTP. (2)
Propriedades:
É o precursor químico e intermediário metabólico na biossíntese do neurotransmissor serotonina e da melatonina a partir do triptofano-L.(2)
Indicações:
É um suplemento dietético com ação antidepressiva, ansiolítica, supressora de apetite e auxiliar no sono.(2)
É usado no tratamento de depressão e também em condições neurológicas como enxaqueca, síndromes dolorosas, fibromialgia e distúrbios do sono, também como adjuvante em epilepsia e Doença de ParkinsonEstudos clínicos / Estudos pré-clínicos:
Depressão
Alguns estudos indicam que 5-Hidroxitriptofano (5-HTP) pode funcionar da mesma forma que antidepressivos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), como fluoxetina e sertralina, aumentando os níveis de serotonina no SNC. Um estudo comparou os efeitos de 5-HTP com fluvoxamina em 63 pessoas e demonstrou que os pacientes com 5-HTP sentiram-se melhor e também apresentaram menor incidência de efeitos adversos.
Um estudo duplo-cego randomizado comparou o efeito antidepressivo de 5-HTP com Fluoxetina HCl em 60 pacientes por 8 semanas. Foi observado que o efeito antidepressivo do 5-HTP foi comparável ao efeito da Fluoxetina HCl.(2)
Fibromialgia
3 estudos sugerem que 5-HTP podem melhorar sintomas de fibromialgia, como dor, ansiedade, rigidez matinal e fadiga. Pessoas com fibromialgia costumam ter níveis mais baixos de serotonina e como 5-HTP eleva níveis de serotonina pelo mesmo mecanismo dos antidepressivos ISRS, pode funcionar da mesma forma. Embora não funcione em todos os pacientes.(2)
Insonia
Em um estudo, pessoas que ingeriram 5-HTP dormiram mais profundamente comparativamente com pessoas que ingeriram placebo. A dose recomendada foi 200 a 400 mg a noite, pode levar 6 a 12 semanas para efeito completo.
Um estudo randomizado duplo-cego, placebo-controlado com 18 pacientes com distúrbios do sono,avaliou uma combinação de 5-HTP com GABA, demonstrando que os resultados da combinação de aminoácidos foi muito superior ao placebo em todos os parâmetros de melhora na qualidade de sono analisados.(2)
Cefaléias.
Alguns estudos sugerem que altas doses de 5-HTP podem auxiliar pessoas com vários tipos de cefaléias, incluindo enxaquecas.(2)
Emagrecimento
Alguns pequenos estudos investigaram se 5-HTP pode auxiliar no emagrecimento.
Um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado com 20 mulheres com sobrepeso
utilizando um spray bucal de Griffonia s. durante 4 semanas, concluiu que o 5-HTP presente na Griffonia s.,administrado desta forma foi adequadamente absorvido e que aumentou a sensação de saciedade associada a redução de IMC.(2)
Mecanismo de ação: A ação psicoativa do 5-HTP é decorrente do seu efeito direto na produção de serotonina no SNC. Especificamente, 5-HTP aumenta a produção de serotonina.(2)
Efeitos adversos:
Em doses elevadas, 5-HTP pode provocar distúrbios gastriintestinais (náusea) ou menos frequentemente cefaléia, insônia, dor muscular e ansiedade.(2)
Contraindicações / precauções:
5-HTP não deve ser ingerido com antidepressivos, antihipertensivos fármacos modificadores de serotonina ou substâncias que causam danos hepáticos, pois nesses casos, 5-HTP pode ter efeitos exacerbados. (2)
Portadores de doenças hepáticas e portadores de doenças auto-imune como esclerodermia podem ser mais sensíveis ao 5-HTP, não devendo tomar 5-HTP sem consultar um médico.
A segurança durante a gestação e a lactação não está estabelecida. (2)
Green coffee
Contém maior poder antioxidante que o chá verde e o pomegranate!
Nome científico: Coffea robusta
Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer.
O Coffea robusta possui aproximadamente 2% de cafeína. Sua atividade está relacionada ao aumento da taxa metabólica; ao relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares; estímulo do sistema nervoso central e diurese.
Combate a gordura .Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no Green coffee podem diminuir a acumulação de gordura nas células (adipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso. Além disso, alguns compostos deste extrato (ácido feruloilquínico e o ácido neoclorogênico) aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.(3)
Efeito anti-diabetes
Existem investigações que demonstram que o ácido clorogênico, em especial o ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo. (3)
Mecanismo de ação:
Composto de elevada importância, a trigonelina é uma N-metil betaína que possuí efeito no sistema nervoso central, sobre a secreção de bile e na motilidade intestinal. Durante o processo de torra, além de formar pirróis e piridinas, importantes para o aroma do café, gera ácido nicotínico (niacina) importante para o metabolismo humano, pois é precursora das coenzimas NAD e NADP presentes em diversas reações de oxidação. A concentração de trigonelina pode chegar a 20mg por 100g de café torrado. (3)
Outras substâncias de grande valor encontradas no café são os ácidos clorogênicos devido sua atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, esta última característica se atribui às suas propriedades antioxidantes. (3)
• Potente antioxidante;
• Emagrecedor;
• Prevenção do fígado gordo;
• Influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão;
• Diminuição da pressão arterial (efeito hipotensor);
• Inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção;
• Aumento da taxa metabólica;
• Relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares;
• Estímulo do sistema nervoso central e diurese;
• Atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, esta última característica se atribui às suas propriedades antioxidantes.
• Reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo. (3)
Contra-indicações:
O Green coffee está contra-indicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperatividade. (3)
Chá Branco
Chá Branco ,entre os usos medicinais, podemos destacar seu uso como tônico e diurético. As bases xantínicas apresentam uma ação diurética e tônica-estimulante. (viafarmanet)
Camellia sinensis (chá branco) é um poderoso antioxidante, rica fonte de flavonóides (que reduz o risco de derrames). Os antioxidantes polifenóis presentes no chá branco impulsionam as atividades antioxidantes no sangue em até 50 %, esse impulso ocorre aproximadamente meia hora depois de se tomar o chá. Também melhora a eficiência do sistema enzimático de desintoxicação do fígado. Utilizado como diurética, lipolítica,tônica, para estimular a secreção de adrenalina e liberar os ácidos graxos.(4)
Flavonóides inibem a peroxidação lipídica in vivo e in vitro. Existem relatos de inibição de auto-oxidação do ácido linoleico, oxidação de LDL, peroxidação de fosfolipídios de membrana, peroxidação lipídica microssomal e mitocondrial, lise e peroxidação de eritrócitos e fotoxidação e peroxidação de cloroplastos.(4)
A cafeína acompanhada de um pouco de xantina, teofilina e adenina, possui propriedades estimulantes.(4)
Atribuísse aos taninos catequínicos a ação antibiótica contra Vibrio cholera, além da propriedade antidiarréica por inibição das toxinas estafilocócica e colérica.(4)
Entre os usos medicinais, podemos destacar seu uso como tônico e diurético. As bases xantínicas apresentam uma ação diurética e tônica-estimulante. A qual é bem mais suave que a exercida pelo café, apresentando um efeito mais prolongado em tempo. A mesma se dá através da inibição enzimática da fosfodiesterase, a gera um aumento de AMP cíclico e desta forma tem-se maior atividade catecolaminérgica. Todo esse mecanismo é regulado pela presença de polifenóis, os quais formam um complexo com a enzima oximetiltransferase responsável pela destruição da adrenalina, e assim as catecolaminas permanecem mais tempo no organismo.(4)
Com relação ao metabolismo lipídico, os extratos de chá da Índia demonstraram em animais uma atividade positiva sobre o mesmo, reduzindo a acumulação de lipídios na aorta e no fígado de ratos alimentados com uma dieta aterogênica, diminuindo a taxa plasmática de lipídios totais, sem afetar os níveis de colesterol HDL, lecitina e triglicerídeos.(4)
O epicatecol e o restante dos compostos polifenólicos (flavonóides, ácidos fenólicos e protoantocianidinas) demonstraram inibir processos que geram tumores experimentalmente devido a um provável bloqueio de substancias promotoras, hormônios ou fatores de crescimento tumoral com seus respectivos receptores.(4)
Os extratos orais de Chá da Índia ou a injeção parenteral dos extratos com a fração polifenólica, demonstraram efeitos inibitórios sobre a progressão de papilomas experimentais.(4)
Os extratos polifenólicos in vitro, demonstraram um efeito inibitório sobre a enzima transcriptase reversa necessária para a replicação do vírus HIV-1 e o vírus da hepatite B. O efeito inibitório estende-se também para a enzima DNA-polimerase do vírus simples da herpes.(4)
As protoantocianidinas apresentam um efeito ant-iinflamatório e angioprotetor, no entanto os taninos uma ação adstringente e antiácida, sendo esta última atividade comprovada pela Universidade de Osaka no Japão, em estômagos de porcos, apresentando assim uma atividade inibitória sobre a enzima próton ATPase, responsável pelo intercâmbio iônico de hidrogênio por potássio nas células parietais.(4)
INDICAÇÃO
Utilizado na forma de produtos solúveis, como chá alimentício e estimulante. Também utilizado como auxiliar de regimes dietéticos, antipruriginoso e emoliente em afecções dermatológicas.(4)
Pode gerar insônia devido à presença de cafeína. Através de estatísticas realizadas no oriente Médio, foi estabelecida uma ligação entre a ingestão de Camellia sinensis. Kuntze o câncer de esôfago. Em primeira instancia essa ligação foi atribuída às altas temperaturas que os chás são consumidos e, em segundo lugar,pela presença de taninos catequínicos condensados. A presença de taninos no chá da Índia pode interferir a absorção de nutrientes, minerais ou com as atividades de enzimas digestivas.(4)
Fenilalania
fenilalanina é um dos poucos aminoácidos que podem ser utilizados em sua forma D-. Investigadores acreditam que a D-fenilalanina (DPA) inibe a ação de uma enzima que decompõe endorfinas e encefalinas. Estas são proteínas que se vinculam a locais receptores de opióides no cérebro influenciando a percepção do desconforto secundário associado a processos fisiológicos normais. Obstruindo a ação desta enzima, o DPA pode ampliar a vida de endorfinas e encefalinas e sua influência positiva nos níveis de conforto. A L-fenilalanina é o precursor de dois neurotransmissores que ajudam a apoiar um estado de alerta.(5)
Indicações:
É um aminoácido essencial, usado como suplemento dietético e também para aumentar a produção de neurotransmissores, no tratamento da depressão, e para melhorar a memória (6)
A fenilalanina é um aminoácido que atua à nível do cérebro inibindo o centro da fome. Além de emagrecer a fenilalanina melhora o humor, a disposição, a memória e a capacidade de aprendizado, e ainda diminui as dores.
A fenilalanina emagrece pode ainda tirar o desejo de comer doces e inibir a absorção de gorduras.
Devido à sua capacidade de controlar o apetite , L- Fenilalanina tem sido demonstrado em estudos clínicos para ajudar a reduzir o peso, queima de gordura e manutenção muscular quando combinado com níveis moderados a luz de exercício , como caminhar. Como um aminoácido essencial que não pode ser produzida pelo organismo , a suplementação de L- fenilalanina pode ser necessário para bom funcionamento do cérebro e sentimentos gerais de bem-estar. (7)
A funções reais de L- fenilalanina no organismo humano são inúmeras. O corpo converte L - fenilalanina em tirosina , que é um aminoácido essencial, necessária para a síntese de proteínas , a função da tiróide , bem como a criação de produtos químicos do cérebro , tais como a dopamina e norepinefrina . Considerações A Universidade de Maryland Medical Center lista vários sintomas de deficiência de fenilalanina , incluindo " confusão, falta de energia, depressão, diminuição da atenção, diminuição da memória e diminuição do apetite. "(7)
Segurança a segurança da utilização de L - fenilalanina , a longo prazo, é desconhecido . Ele não pode ser tomada por pessoas com doenças metabólicas raras como fenilcetonúria ( PKU ) . Combinando L- fenilalanina com drogas anti- psicóticas podem produzir efeitos colaterais a longo prazo também. Uso por crianças, mulheres grávidas ou pessoas com diversas doenças metabólicas não é recomendado porque as orientações de dosagem segura ainda não foram estabelecidas com qualquer consenso real . (7)
Canela
A Canela (Cinnamomum zeylanicum), é considerada um alimento termogênico pois, aumenta a temperatura corporal, fazendo com que ocorra um aumento do metabolismo. A canela também deixa a digestão mais lenta, retardando a fome e diminuindo a compulsão por doces. (9)
Além disso aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, auxiliando também na redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos níveis de colesterol.(9)
Indicações:
Promove a queima de gordura; Combate os radicais livres;(9)
Referência Bibliografica:
Segundo a Legislação Sanitária Vigente (RDC 67/2007) temos:
7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopeia Brasileira; ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.
1.ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA,Farmacopeia Brasileira,Brasilia,2010,Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm > Acesso em 15 de julho de 2014 .
2.FAGRON,Material técnico Hidroxitriptofano,Dsiponível< http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_8/doc_738.pdf>Acesso em 14 de julho de 2014.
3.GAMMA COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO.Green Coffe,São Paulo, Disponível em < http://www.laragarcia.com.br/pdf/12.pdf >Acesso em 06 de agosto de 2014.
4.VIAFARMA.Chá Branco Extrato seco,Disponível em<http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/CH%C3%81%20BRANCO%20EXTRATO%20SECO.pdf
5.FAGRON.L-Fenilalanina,Disponível em<http://www.fagron.com.br/produtos/Detalhes?Codigo=30175&Nome=L-FENILALANINA > Acesso em 05 de agosto de 2014.
6.FAGRON.L-fenilalanina,Sào Paulo,2007, DIsponível em < http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_5/doc_478.pdf > Acesso em 05 de agosto de2014.
7.HEALTHY.Fenilalanina a perda de peso,Disponível emhttp://pt.265health.com/diet-nutrition/weight-loss/1009108680.html#.U-Ej6-NdUgk > Acesso em 05 de agosto de 2014.
8.JORGE, F. C.; CORREA, G. M.; ROSOLEN, K. I.; LIMA, S. M.; MOMESSO, L . S.
SINEFRINA OBTIDA DE PRODUTOS NATURAIS:
BENEFÍCIOS NA PERDA DE PESO VERSUS POTÊNCIAL CARDIOTÓXICO,Disponível em<http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/06FAR/08FAR.pdf >Acesso em 05 de agosto de 2014.
9.IDEAL.Maxvegg Therm, Disponível em<
file:///C:/Documents%20and%20Settings/DF/Meus%20documentos/Downloads/files-maxvegg-therm.pdf> Acesso em 04 de setembro de 2014.